Se a sua startup é capaz de desenvolver uma solução para este desafio, inscreva-se:

Submeter Proposta
Logo da empresa

Governo do Estado

Pré-Incubação de Negócios 2026.1

ABERTO EM

04/02/2026

PRAZO PARA SUBMISSÕES

04/03/2026

Aberto

ÁREAS TEMÁTICAS

Startups

TECNOLOGIAS DE INTERESSE

Análise de Dados
Blockchain
Business Intelligence (BI)
Cloud Computing
Impressão 3D
Inteligência Artificial (IA) ...


A Pré-Incubação visa o desenvolvimento e amadurecimento de competências essenciais para atuação e permanência no mercado, por meio da estruturação inicial do negócio, definição e validação de problemas relevantes e criação de protótipos e MVPs (Minimum Viable Product ou Mínimo Produto Viável) dos produtos e/ou serviços desenvolvidos.

O Programa terá duração de 14 (quatorze) semanas, e será realizado em formato híbrido, com dinâmicas conduzidas 100% (cem por cento) de forma síncrona em ambiente virtual, e encontros de conexão e graduação (demoday) no formato presencial, realizados nas sedes do Porto Digital em Recife e Caruaru.

REQUISITOS DE HABILITAÇÃO

  1. Estar em fase de ideação ou validação do negócio ou startup (não é obrigatório ter CNPJ constituído);

  2. Apresentar inovação no produto, serviço ou modelo de negócio aderente à área de atuação;

  3. Ter pelo menos 02 (duas) pessoas fundadoras e/ou sócias dedicadas ao negócio, que deverão participar das atividades previstas no programa;

  4. Ter pelo menos 01 (uma) pessoa fundadora e/ou sócia com formação ou experiência profissional comprovada na área de atuação;

  5. Assinatura dos representantes da startup ou negócio no contrato de adesão do programa e pagamento da taxa de participação;

  6. Autorização da divulgação dos nomes, nome empresarial, marca e logotipos em quaisquer meios de divulgação, institucional ou comercial, caso venha a ser selecionado na presente chamada pública, por prazo indeterminado


PROCESSO SELETIVO
A submissão de Proposta de Negócio estará aberta no período de 04 de Fevereiro de 2026 a 04 de Março de 2026, até às 23h59 (horário de Brasília). O envio das propostas deverá ser realizado, exclusivamente, por meio do preenchimento do formulário, presente no campo submeter proposta ao lado.

As candidaturas serão avaliadas por um Comitê de Avaliação composto por representantes do Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) e especialistas do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Porto Digital, assegurando análise criteriosa e multidisciplinar das propostas submetidas.
O Processo Seletivo será composto por duas fases, descritas a seguir:

FASE 1 - ANÁLISE DE HABILITAÇÃO
Consiste na análise das informações fornecidas pelos (as) candidatos(as) no formulário de inscrição, bem como dos materiais anexados, com o objetivo de verificar a conformidade com os pré-requisitos estabelecidos para participação no programa. A lista de HABILITADOS será divulgada por meio do endereço público de divulgação desta chamada.

As propostas de negócios submetidas serão inabilitadas nos seguintes casos:

  1. Não preenchimento correto dos campos obrigatórios do formulário de inscrição;

  2. Envio de arquivo de vídeo-pitch em condições inadequadas. Exemplo: Má qualidade, arquivo corrompido ou inacessível;

  3. Inadequação aos critérios constantes do item 6 desta chamada;

  4. Violação de preceitos éticos que incitem ou promovam o preconceito a pessoas, locais, obras culturais, ou qualquer forma de discriminação;

  5. Apresentação de materiais e/ou documentações contendo divergências ou inconsistências de informações, ou seja, identificadas de má-fé, fornecidas de informações falsas, denúncias apuradas ou crimes associados aos empreendedores, negócios ou seus sócios.

FASE 2 - ANÁLISE DE MÉRITO
Consiste na avaliação objetiva acerca das informações relevantes do negócio como: (i) problema atacado; (ii) mercado acessível; (iii) solução proposta; (iv) equipe e capacidade de execução do projeto sugerido (qualificações e experiências anteriores); e, (v) proposta de valor.

A ANÁLISE DE MÉRITO será suportada por uma DEFESA ORAL das candidaturas, em formato de SESSÃO DE PITCH online e síncrono, onde a Comissão Avaliadora poderá interagir através de comentários e perguntas.

As datas, horários e links para participação da FASE 2 - ANÁLISE DE MÉRITO, serão enviados exclusivamente ao e-mail cadastrado no momento da inscrição.

O não comparecimento do proponente no horário e link estabelecidos, implicará na eliminação automática do processo seletivo.
A organização do programa reserva-se no direito de alterar as datas previstas do processo seletivo, se necessário, sem prévio aviso. Recomendados que todos os participantes acompanhem regularmente os comunicados oficiais no endereço eletrônico informado para eventuais atualizações, bem como o e-mail cadastrado e sua caixa de spam.

Serão selecionadas para o Programa de Pré-Incubação 2026.1 do Porto Digital 50 (cinquenta) propostas de negócio melhor classificadas na FASE 2 - ANÁLISE DE MÉRITO. O Porto Digital reserva-se no direito de decidir sobre a quantidade de propostas para participar do Programa, considerando a quantidade das propostas enviadas e sua adesão aos critérios estabelecidos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O processo de avaliação da FASE 2 - ANÁLISE DE MÉRITO será baseado nos critérios descritos no Quadro 04 desta chamada. A Banca Avaliadora composta por especialistas do mercado, atribuirá nota de 1 (um) a 10 (dez) para cada critério estabelecido. O resultado final da FASE 2 será calculado a partir da média ponderada das notas atribuídas a cada eixo de avaliação. Serão classificadas as propostas que alcançarem as maiores notas no ranking de avaliação, observando-se o limite de vagas disponível no programa.

Quadro - Critérios de Avaliação

Critério

Descrição

PESO

NOTA

Perfil e Disponibilidade das Pessoas Empreendedoras

Serão avaliados os perfis das pessoas empreendedoras considerando o histórico de atuação profissional,

conhecimento técnico e a disponibilidade dos(as) integrantes para desenvolvimento de habilidades, bem como a diversidade e inclusão de perfis na equipe.

3

0-10

Conhecimento do Problema e Relevância no Mercado

Será avaliado o conhecimento do problema (oportunidade) a ser trabalhado pela proposta de negócio que será desenvolvida.

2

0-10

Produto/Serviço e Grau de Inovação

Será avaliado o atendimento aos critérios para inovação em produto e/ou serviço, isto é: desejabilidade do

mercado; viabilidade do negócio e praticabilidade da tecnologia a ser utilizada.

1

0-10

Modelo de Negócio e Gestão

Será avaliado o potencial de êxito da estratégia de negócio, considerando a monetização e a sustentabilidade financeira pretendida no processo de desenvolvimento e gestão do negócio.

1

0-10

Oportunidade de Negócio e Capital

Será avaliada a adequação da estratégia do negócio e sua relação com a captação de recursos por meio de novos clientes, parcerias e investidores.

1

0-10


Em caso de empate na pontuação total entre duas ou mais propostas submetidas, o desempate será realizado utilizando os seguintes critérios, na ordem abaixo:

  1. Mulheres, grupos autodeclarados minoritários, residentes no interior do Estado de Pernambuco e/ou com renda igual ou superior a 02 (dois) salários mínimos;

  2. Será considerada a maior pontuação obtida no eixo de maior peso na avaliação;

  3. Persistindo o empate, será calculada a média das pontuações obtidas nos dois eixos de segundo maior peso;

Caso o empate ainda permaneça após as análises anteriores, a decisão final será de competência da comissão avaliadora, que aplicará critérios qualitativos para definir a classificação.

CRONOGRAMA
Esta chamada pública respeitará o seguinte cronograma:

Quadro - Cronograma

Datas 

Atividades

04/02/2026 a 04/03/2026

Abertura e Duração da Chamada

FASE 1 - Análise das Propostas

05/03/2026 a 06/03/2026

Avaliação das propostas 

09/03/2026

Divulgação do resultado preliminar

10/03/2026 a 11/03/2026

Prazo para interposição de recursos

13/03/2026

Divulgação dos resultados da Fase 1

FASE 2 - Sessão de pitches

16/03/2026 a 20/03/2026

Realização da apresentação dos pitches para a banca avaliadora

24/03/2026

Divulgação do resultado preliminar

25/03/2026 a 26/03/2026

Prazo para interposição de recursos

27/03/2026

Divulgação dos negócios selecionados para o programa

01/04/2026

Kick-off do Programa de Pré-Incubação 2026.1

06/04/2026 a 10/04/2026

Celebração do Contrato de Adesão e Pagamento da Taxa


Obs.: O Porto Digital reserva-se no direito de alterar a data de qualquer programação do supracitado cronograma disposto no Quadro 05 desta chamada, em caso de força maior, sendo esta comunicada em formato de errata nos meios oficiais de comunicação e publicação desta chamada e e-mails dos participantes selecionados.

O objetivo do Programa é qualificar potenciais empreendedores(as) e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador, através de uma metodologia própria, com ênfase na transformação de ideias em negócios estruturados, com uma proposta de valor alinhada às necessidades dos clientes e às tendências de mercado em que pretendem atuar.


PLANO DE ATENDIMENTO
O plano de atendimento do Programa de Pré-Incubação 2026.1 do Porto Digital consiste em:

  1. Workshops Temáticos / Oficinas: Encontros semanais, em grupo, para promoção de conteúdos técnicos, visando o desenvolvimento de soluções e modelagem de negócios;

  2. Mentorias: Encontros periódicos individualizados por equipe, realizados por especialistas de referência em suas áreas de mercado, visando atendimento de metas e objetivos propostos durante o programa e identificando lacunas e desafios a serem sanados pelos negócios;


  3. Conexões e Networking: Interação com o mercado e o ecossistema inovador, visando estimular e fomentar o ambiente propício para geração de negócios entre participantes do programa e instituições parceiras;

  4. Plataforma Strateegia: Ferramenta de aprendizagem e colaboração inovadora com uso de IA, que combina a interação com agentes artificiais e sociais, para potencializar o co-desenvolvimento de soluções individuais e coletivas;

  5. Plataforma Mentorar: Ferramenta para controle, agendamento e acesso aos agendamentos das mentorias do plano de atendimento;

  6. Avaliação e Diagnóstico: Visando a geração de relatórios de maturidade conduzidos pelo time de especialistas do programa, integrantes do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação do Porto Digital.


ARQUIVOS

Modelo de Interposição de Recurso

MODELO_DE_INT...TO_DIGITAL.pdf


<div class="h-[34px] w-[6px] bg-emerald-600"></div><p class="line-clamp-1 h-[34px] w-fit px-1 text-left text-xl font-medium uppercase leading-8 text-stone-700 md:px-3 bg-emerald-50">outros desafios de Governo do Estado</p>

Aberto

Imagem do Desafio
Governo do Estado
Incubação de Negócios 2026.1
PRAZO PARA SUBMISSÕES
04/03/2026
TEMÁTICA

Startups

Aberto

Imagem do Desafio
Governo do Estado
Pré-Aceleração de Negócios 2026.1
PRAZO PARA SUBMISSÕES
20/03/2026
TEMÁTICA

Startups

Aberto

Imagem do Desafio
Governo do Estado
Internacionalização de Negócios Inovadores 2026.1
PRAZO PARA SUBMISSÕES
20/03/2026
TEMÁTICA

Startups